quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Frases de Clarice Lispector



Clarice Lispector, nascida Haia Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

Deixo aqui algumas frases de autoria dela que eu gosto muito.

Frases de Clarice Lispector

_Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

_Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

_Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.

_A palavra é o meu domínio sobre o mundo.

_Brasília…Uma prisão ao ar livre.

_Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

_É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.

_Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.

_Sou como você me vê.Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.

_Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.

_E se me achar esquisita,respeite também.Até eu fui obrigada a me respeitar.

_Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.

(Mais frases de Clarice Lispector-http://www.pensador.info/p/frases_de_clarice_lispector/1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário